Tchau, 2016

Não serei diferente de ninguém, não sinto diferente de ninguém: foi um ano horrível, desgraçado mesmo.

Foi ano de perder o Eder Mazzini. E depois o Tonacci. Essas perdas muito pessoais. Mas houve também o Toninho Meliande, o fotógrafo. Dele me lembro ainda do tempo em que cheogu do Rio, assistente de câmera do Oswaldo de Oliveira. Dormia no escritório da Servicine.

Falo de perdas pessoais. Que dizer das outras? Do Babenco. Foi pesada. E o fato de ser esperada não resolve nada.

Sim, todos também sentimos a perda democrática  por que passamos no Brasil. E a entrega do país a uma gente que veio para raspar o tacho.

Mas não quero diminuir as coisas boas. Não devia estar aqui falando de intimidades. Mas não posso não lembrar que, na família, minha filha Heloisa fechou seu mestrado em Psicologia na USP. Alegria da Teresa, minha irmã, hoje aposentada, que foi professora titular quando Helô era aluna.

Teresa que encarou um desses facínoras de imprensa acusando-a de traficante porque dirigiu uma pesquisa sobre redução de danos no uso de uma substância. Agora encara um câncer e vai com força também.

E o filho, Chico Inácio, passando num concurso do Projeto Guri e dando suas aulas de iniciação musical para crianças dos CEUs… São bons cidadãos e isso me enche de felicidade.

Mas passemos: fechei minha 18ª. Turma do curso Cinema: História e Linguagem. A primeira em 1999. A primeira aula no dia do Apagâo. O primeiro, o único, o verdadeiro: aquele que apagou o país quase inteiro. Pensei que era um sinal de que aquilo nunca daria certo. Pois deu.

A turma de 2016 foi muito forte. Muito interessada. Apaixonada pelo cinema. Varremos de Lumière a David Lynch, de Méliès a Kiarostami. Com toda franqueza, há momentos em que o cinema me entristece. Os alunos me dão força outra vez.

Então vamos em frente, sabendo que os próximos tempos serão terríveis, em especial para os pobres, mas vamos.

E chega que, no Natal, eu tendo a ficar sentimental.

Vamos descansar por uns dias

Deixe um comentário

