Paulo Gustavo é um fenômeno

minhamae

Se há uma coisa que desafia qualquer observador são os “fenômenos”. Com eles, alguma coisa muda na percepção do cinema. E talvez seja esse bem o caso de “Minha Mãe É uma Peça 2”.

Não é o caso de gostar ou desgostar. Achei muito melhor que o primeiro, em que o Paulo Gustavo gritava tanto que não consegui ver inteiro. Agora está mais contido.

Gosto de sua relação com os personagens em torno. A filha gordinha, o filho meio zonzo: são pessoas muito frágeis. O marido também é. A mãe é quem busca se sobrepor a isso, com uma energia grande, mas aloprada.

Esse lado aloprado me parece uma das fortes razões do sucesso: daí vem o humor, mas também a identificação do público ao personagem. Ela rebaixa a família, os filhos, quem estiver por perto – mas não é uma coisa de desamor, é essa coisa meio desesperada que os pais têm.

O carisma do ator é incrível. Ele não sai de cena praticamente nunca. Normalmente seria o caso de dizer que o filme precisa desesperadamente de um subplot. Mas não é o caso: se ele sair de cena o filme murcha.

Ao mesmo tempo, não é essa atração perversa pelo travesti que faz o sucesso do filme. Com dois minutos a gente esquece que o personagem da mãe é representado por um homem.

Enfim, compreendo menos o filme à medida que escrevo. Há um timing bom, mas não invenção: o essencial vem da fala, vem da mãe. A luz é aquela coisa horrível de costume nas comédias tipo rede Globo.

Uma coisa que, em definitivo, não gosto: é ser um filme boca-suja. Fala-se palavrão por quilo, bobamente. O público gosta. O palavrão parece ter um papel libertador na plateia. Justamente por isso acho que devia ser usado com mais critério.

Enfim, observações muito precárias sobre esse fenômeno: não vai ser fácil deglutir.

Pior: minha impressão geral está longe de ser de desagrado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s