Tiradentes de novo

Às vezes eu adoro, às vezes eu detesto os filmes do Festival de Tiradentes. Mas eles são únicos, assim como é o festival. Não são os filmes que vemos habitualmente em cartaz. Decorrem, não raro, da revolução do digital e da possibilidade de fazer filmes em conta.

Com isso, digamos que ali existe originalidade, desejo, expressão. Eles podem ter defeitos, insuficiências, eventualmente ingenuidade, mas nunca são insignificantes, nunca são motivados pela aspiração ao sucesso, ambição desmedida ou coisa assim.

Tudo isso para dizer que vale muito a pena dar uma passada no CineSesc a partir do dia 23.

Ali vamos para ver o que não vemos habitualmente.

Não posso falar nada sobre o filme que ganhou a mostra, “Baronesa”, porque não vi. Mas vi “Guerra do Paraguay”, que é talvez o filme mais maduro, mais completo do Luiz Rosemberg, e um formidável achado, que é “Histórias que Nosso Cinema Não Contava”, de Fernanda Pessoa.

A retrospectiva dedicada a Helena Ignez traz filmes de Rogerio Sganzerla em que ela trabalhou como atriz, mas, sobretudo, os que dirigiu. Eu gosto em especial de “Ralé”.

Também quero conferir o filme do Thiago Mendonça, que tem ótimos curtas.

Enfim, há coisas interessantes.

Tem filmes de que não gosto, e não sei o que há com o cinema do Frederico Machado, cada vez mais fechado, sorumbático, metafísico, menos dotado daquela luz de seu primeiro filme. Mas é um trabalho muito digno de respeito. Digno demais, até. Não tem aquele lado popular, vadio, do cinema, que eu prezo tanto.

Enfim, uma mostra para frequentar e boa para depois sair e conversar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s