Teorema 31

Com a gentileza de sempre, Marcus Mello me envia a edição 31 da ótima revista “Teorema”, que é hoje a única publicação em papel sobre cinema. Mas isso é o de menos. É uma revista que precisa ser lida por qualquer fã de cinema.

Embora saída da sólida tradição da cinefilia gaúcha (que hoje tem na Cinemateca Capitólio outro impulsionador importante), trata-se de uma revista que nega o mito de que o Rio Grande do Sul é uma espécie de república à parte.

O que eu vejo, sem a menor preocupação, é uma aproximação cada vez maior entre a universidade e a crítica. Houve um tempo em que esses dois territórios não se bicavam. A universidade ficava fechada em seus estudos; a crítica, na observação direta e rápida dos filmes.

A revista se vale de inúmeros professores para trabalhos ensaísticos de que a observação crítica está longe de ser descartada. Menciono os dois que pude ler até agora: um lindo artigo de Pablo Gonçalo (UNB, mas também Cinética) sobre Clint Eastwood e “A Mula”, e o formidável ensaio sobre terror a partir de “Nós” escrito por Laura Cánepa (UAM). Também percorri a longa entrevista com Jean-Michel Frodon.

Há uma extensa fila de textos ainda a ler, do “Bacurau” visto por Eneas de Souza a Denilson Lopes, Ivonete Pinto, Marcelo Miranda, Marcus Mello e… chega: muitas pessoas mais, muitos textos sobre assuntos que me atraem mais.

Nunca consigo lê-los todos. Depois de um tempo vão para o banheiro, que é um ótimo gabinete de leituras, além de servir a eventuais visitas. Acho uma delícia encontrar em números antigos textos a que não tinha ainda dado atenção.

Acho que a melhor definição para “Teorema” é o de uma revista de ensaios cinematográficos.

Bem, a revista poderia dizer onde é encontrável fora de Porto Alegre. Garanto que ajudaria a quem queira adquiri-la. Sei que a livraria do Espaço Itaú Augusta a vende. Não vi nenhum sistema de assinaturas. Não vi nenhum anúncio. O forte da revista não é o lado comercial.

Então, para quem se interesse, fica aqui o endereço eletrônico para contato:

revistateorema@yahoo.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s