Meia-entrada

O argumento de um articulista da Folha sobre a meia-entrada não me convence.

Então, a meia-entrada seria um subsídio a quem não precisa.

Claro, todas as medidas dessa natureza beneficiam a quem precisa e a quem não precisa.

A alegação é simplória.

Bastaria ir a qualquer censo estudantil e verificar a classe social a que pertencem tais e tais estudantes. Pois numa população pobre como a brasileira tem mais dificuldade de acesso a equipamentos culturais o estudante que pertence a famílias pobres.

Ah, os adultos pagam um pouco mais por isso, é verdade. Porem o mais importante, no caso, é facilitar a entrada dos jovens em atividades culturais, como teatro, cinema, shows musicais. São os que mais freqüentam e os que mais necessitam da meia-entrada.

Sim, claro, há os filhos de pais que estudaram no Santa Cruz e se entopem de dinheiro no mercado de capitais, esses talvez recebam mesadas colossais e não precisem. Mas, e os demais? Vale aquela cascata do atestado de pobreza? (mais um estratagema para humilhar os pobres).

Tem uma série de reivindicações antissociais que são lançadas e relançadas de tempos em tempos, que reaparecem com a máscara do benefício social. Assim, a volta da jogatina livre criaria empregos (o mesmo se pode dizer do tráfico de drogas…), que a bagagem paga nos aviões ajudaria a baixar as tarifas (baixaram?), que o preço dos shows vai diminuir com o fim da meia-entrada (provem!).

Para os empresários, temo que o fim da meia-entrada não seja mais que um tiro no pé. A freqüência vai diminuir. Os velhinhos da sessão das duas da tarde sumirão. Os estudantes diminuirão enormemente. Então… bem, vamos aumentar os preços para sobreviver.

São cascatas meramente elitistas, essas, assim como o infame argumento de que a universidade pública deveria ser paga porque os alunos têm carros. (mas comprar carro, mesmo a prestação, não era tão bom para a indústria etc e tal?)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s